Mitos sobre aviões
Quem nunca evitou viajar de avião por medo de acidentes e situações inusitadas? O sistema de transporte mais moderno do mundo é cercado de mitos que perpetuam no imaginário da população. Por isso, a Privilège preparou um guia para desvendar essas questões e deixar a sua viagem mais tranquila.
ANDAR DE AVIÃO É PERIGOSO. Não, até porque o avião é o meio de transporte mais seguro do mundo. Pesquisas apontam que a chance de morrer em um acidente aéreo é de 1 em 8 milhões!
OS DEJETOS SÃO JOGADOS NO MAR OU LIBERADOS DURANTE O VOO. Os aviões possuem compartimentos que coletam os dejetos e são esvaziados ao chegar no aeroporto. Portanto, não há risco de poluir os mares nem de alguém ser alvo de um "bombardeio de dejetos".
É POSSÍVEL SER SUGADO PELO VASO SANITÁRIO. Ao acionar a descarga, muitas pessoas se assustam e ficam com medo de serem sugadas. Apesar de o sistema de vácuo ser forte, não é capaz de sugar uma pessoa, pois o sistema funciona a partir da boca do cano de eliminação. O que pode acontecer é de se perder pequenos objetos, no máximo.
AS PORTAS DO AVIÃO PODEM SE ABRIR DURANTE O VOO. Para que a porta possa ser aberta, seria necessário que a pressão atmosférica estivesse igual tanto dentro quanto fora do avião. Como a pressão nas alturas é baixa e no interior do avião é aumentada artificialmente, seria necessário fazer uma força equivalente a 11 mil quilos! Portanto, porta aberta durante o voo é apenas cena de ficção.
RAIOS E TEMPESTADES PODEM DERRUBAR UM AVIÃO. Apesar das turbulências, uma tempestade por si só não é capaz de derrubar um avião. Isso porque ele é projetado para lidar com esse tipo de situação. O que pode acontecer é, no momento do raio, danificar o sistema, mas nada que comprometa o voo.