Gorjetas - Saiba como elas funcionam ao redor do mundo
As gorjetas podem significar obrigação, agradecimento ou ofensa dependendo do país visitado. Na dúvida, leia o guia que a Privilège preparou e saiba quando pagar o adicional pelo serviço prestado.
EUA e CANADÁ: As gorjetas ficam entre 18% e 22% do valor da conta e são cobradas em diversos serviços, como em hotéis, restaurantes e manobristas. Por lá é considerado falta de educação não pagar.
AMÉRICA LATINA: No Chile, os taxistas costumam arrendondar o valor das corridas como forma de gorjeta. Já nos restaurantes do Chile e da Argentina, os 10% da conta são colocados na cobrança, sendo preferível pagar em dinheiro.
EUROPA: As gorjetas não são obrigatórias, mas é de bom grado arrendondar o valor da conta ou deixar o troco como agradecimento. Em lugares como Espanha e Reino Unido, o valor varia entre 5% e 12% e, mesmo não sendo obrigatório, os estabelecimentos sempre esperam a gentileza dos clientes.
ÁSIA: No Japão e na China, os estabelecimentos esperam receber apenas o valor da conta, por isso o adicional é considerado insulto nesses países. Já na Tailândia, os funcionários de hotéis e restaurantes não esperam receber gorjetas, mas o turista pode se sentir à vontade para pagá-la.
ÁFRICA: Os 10% cobrados em restaurantes são comuns em lugares como África do Sul e Marrocos, sendo o valor acrescentado na conta.